quarta-feira, 11 de maio de 2011

COISAS DO HENFIL

Mande seu carisma circular um pouco

Então as pessoas se tornam incompetentes porque não são Michelangelo. Então as escolas estão montadas para promover a incompetência das pessoas. Ou seja, ensinam a copiar outras pessoas. Aí todo mundo desiste. E para mudar isso só assinando a carta da ONU.

Estas pessoas que, de repente, desistem de ter aulas, largam a escola, passam a não aceitar nenhum tipo de ensinamento (ou seja: como copiar os outros), estas pessoas são vistas pelo sistema como artistas, como marginais, e aí, se ficam famosas, passam até a dar aulas, como está sendo o meu caso. Eu recusei a escola, nunca aprendi nada. Isto é, nas escolas eu vivia as coisas, não a escola. Mantive a minha individualidade. Na medida que você mantém a sua individualidade, você é um artista, porque para manter a individualidade numa sociedade de massa e alienação, você tem que ser artista. O artista é exatamente isso, o cara que consegue manter a sua individualidade, sua personalidade em qualquer setor. Daí para frente ele tem a maré contra, que obriga que ele faça um esforço muito grande.

Outra coisa que tem que desmistificar é essa de carisma. Quanto mais as pessoas desenvolverem seu potencial, menos carismáticos vão existir. No momento em todo mundo comece a jogar bola melhor, o carisma do Pelé já diminui. E a projeção de alguém não é só uma questão de maior talento. A projeção deve também a uma coragem maior de se colocar. Eu, por exemplo, quando fui dar aula lá no SESC, não sabia direito o que ia falar. O carisma ta aí. O meu carisma ta diminuindo lá dentro. Ou seja, mais gente ta falando junto. Inclusive ta acontecendo uma coisa engraçada. Alguns caras já levantam e falam ali do meu lado. Antes estavam lá atrás me olhando de frente, agora estão de frente pra turma, exercendo o seu carisma.

Tem que botar o carisma pra circular. Mudar de posição. Esta situação de carisma tem um peso muito grande pra quem quer ficar com ela. O negócio é botar os outros para ter carisma junto com você. Senão ninguém agüenta. Passarinho que come pedra sabe o que lhe advém. A pessoa que aceita um papel carismático vai para a solidão, a mais solitária e tenebrosa solidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário