segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EU SOU PSICOTERAPEUTA, Sabe o Que é Isso?

Qual é a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista? Eu sou psicoterapeuta com base psicanalítica.

Curto e grosso: o psiquiatra é um médico - profissional com formação em medicina e especialização em psiquiatria, o psicólogo tem formação superior em psicologia e o psicanalista é um profissional que segue a escola de análise mental criada pelo médico austríaco Sigmund Freud. De semelhante, pode-se dizer que todos se dedicam a estudar a cabeça, a mente, o comportamento das pessoas. 
A partir de sessões de conversas com seus pacientes, o psicanalista se propõe a analisar suas mentes e ajudá-los a resolver seus problemas. Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem escolher a psicanálise como suporte teórico para seu trabalho.
Por definição, a psicologia é o estudo científico do pensamento, percepção, emoção, aprendizagem e comportamento dos seres humanos. Isso quer dizer que o psicólogo analisa a forma com que as pessoas registram o mundo à sua volta. "Ele pode usar a psicoterapia como seu instrumento de trabalho, mas ela é só uma das muitas formas de intervenção psicológica". Já a psiquiatria é uma especialização médica que busca tratar doenças mentais. O psiquiatra está apto a prescrever medicações e determinar internações.

Resumindo: eu passo os meus dias, semanas, meses e anos ouvindo a loucura toda que se passa na cabeça das pessoas. E dando um jeitinho de ajudar a arrumar a confusão. E acaba sempre dando certo. Até hoje, graças a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário