domingo, 15 de maio de 2011

ALERGIAS

Uma alergia pode aparecer por vários motivos: quando limpa a sua casa, passa por locais com pó ou poeiras em movimento, locais em obras, ou por cção de pólen libertados pelas plantas em certas alturas do ano.

A alergia é a reacção do organismo que libertam histamina no corpo, o que causa por exemplo espirros, e alergias várias. Existem pessoas mais sensíveis do que outras a poeiras, ácaros, mofo ou pólen que flutuem no ar. Isso significa que osistema imunitário é mais, ou menos sensível na reacção a estes invasores flutuantes.

As alergias são reações anormais a substâncias que encontramos no dia-a-dia. São causadas pela reação excessiva do sistema imunitário á histamina, uma substância química que o corpo liberta na lutar contra invasores microbianos. Muitas vezes os invasores não são vírus ou bactérias malignos, mas substâncias relativamente inofensivas como pólen, poeira, mofo, ou ácaros que vivem em tapetes, roupas e lençóis, etc…, mas entendidas temporáriamente por ameaças reais pelo sistema imunitário.O tratamento médico normal para alergias implica tomar descongestionantes e anti-histamínicos. Os descongestionantes abrem e desentopem as fossas nasais, , os anti-histaminicos suprimem a libertação de histamina no corpo.

Descongestionantes e anti-histamínicos funcionam bem para algumas pessoas, mas esta abordagem trata apenas os sintomas das alergias, e não a sua causa, que é uma confusão temporariamente de sistema imunitário. Descongestionantes podem causar insonia e aumentar a pressão arterial, os anti-histaminicos podem causar sonolência. Ambos podem perder a eficácia após algum tempo. Eles podem também promover, de acordo com alguns especialistas, o enfraquecimento do sistema imunitário.

Tratamento Fitoterápico - Natural

Alho e cebola.

São benéficos em virtude das altas concentrações de compostos que retardam reacções inflamatórias. Se você tem alergias, sugiro o aumento generoso destes alimentos. Experimente torradas de alho por exemplo, ou acrescentar alho e cebola a saladas?

Ginkgo (Ginkgo biloba).

O extracto de folhas da árvore ginkgo contém várias substâncias únicas que interferem o normal processo que desencadeia alergias, asma e inflamações. Experimente chá de Ginkgo biloba. Tenha em atenção que grandes quantidades de ginkgo pode causar diarreia e irritabilidade.

Urtigas (Urtica dioica).

Algumas pesquisas mostram que urticáceas podem efectivamente tratar sintomas alérgicos nasais. Na primavera, é comum desenterrar raízes de urtigas para tratar a febre do feno para ajudar a aliviar os sintomas alérgicos. Durante séculos, culturas de todo o mundo têm usado esta erva para tratar dificuldades respiratórias nasais como tosse, secreção nasal, asma, e até mesmo tuberculose.

Camomila (Matricaria recutita).

Aromoterapistas recomendam preparados de camomila para tratar as alergias da pele, como urticaria e prurido. Existem compostos que este erva contém que têm propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas. Existem também cremes de camomila que contêm óleos essenciais de camomila em muitas lojas de produtos naturais.

A Camomila pode, no entanto desencadear reacções alérgicas. (Casos documentados são extremamente raros.) A primeira vez que se usa camomila, deve usar-se localmente e em pouca quantidade para testar a existência de reacções adversas, nomeadamente comichão…

Vitamina C

Cerca de 40 estudos mostraram que as pessoas que tomaram vitamina C regularmente tinham menos problemas alérgicos, infecções respiratórias e asma. A vitamina C é um poderoso anti-histaminico natural sem efeitos secundários conhecidos, excepto diarreia (se tomado em grandes quantidades). Algumas pessoas desenvolveram diarreia após tomar cerca de 1.200 miligramas de vitamina C um dia, mas são casos bastante raros.

As reações alérgicas produzem histamina como um mecanismo de auto-defesa do organismo.

Seja qual for o anti-histamínico que use, este servirá para reduzir, ou eliminar, os efeitos trazidos pela histamina ao seu corpo, como seja espirros, alergias, etc…Os anti-histamínicos são comummente usados no tratamento de riníte alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite de contato, urticária, angioedema e prurido (ex: dermatite atópica e picadas de insetos).

Anti-histaminicos naturais

  • Camomila (Matricaria chamomilla). É rica em propriedades anti-histamínicas. As flores podem ser trituradas e usadas contra edemas inflamatórios. Fazer um chá de Camomilae e beber 2-3 vezes ao dia. A camomila pode causar reações alérgicas em algumas pessoas muito sensíveis. Se isso ocorrer, simplesmente descontinuar o uso.

  • Mamão (Petroselinum crispum). Inibe a secreção de histamina. Suco de mamão pode ser tomado, assim como utilizado em aplicação tópica para difundir um ataque de histamina.

  • Echinacea (Echinacea purpurea). Em chá, remédio, ou ao natural é utilizada para o tratamento de infecções do trato respiratório. A equinácea tem provadas propriedades anti-histamínicas.

  • Erva-doce (Foeniculum vulgare). Utilizada para a indigestão, espasmos no trato digestivo, bem como a expulsão de catarro dos pulmões. É rico em antioxidantes. A quercetina que é um forte anti-histamínico natural está cientificamente provada ser eficaz contra a histamina. Faça com chá e beber 2-3 vezes por dia.

  • Gengibre (Zingiber officinale). O gengibre funciona bem em reacções alérgicas tais como urticária e pápulas. Corte uma fatia de uma raiz de gengibre e fervê-la em água por 30 minutos. Beber 2 a 3 chávenas por dia. Você pode adicionar o chá para um banho quente. Umedeça um pano de lavagem no chá, uma vez à temperatura ambiente, e usar como uma compressa por cerca de 15m.

  • Reishi (Ganoderma lucidum). Considerado o cogumelo da imortalidade. Pesquisadores japoneses descobriram que age como um nti-histamínico, tornando-o útil para o tratamento de alergias.

  • Tomilho (Thymus). É um anti-histamínico natural, além de ter propriedades anti-sépticas para ajudar a limpar as infecções. O óleo essencial tem sido demonstrado ter uma actividade anti-microbiana contra uma variedade de diferentes tipos de bactérias e fungos.

  • Vitamina C. É um agente anti-histamínico natural, se usado em doses elevadas, em cerca de3.000 mg a 5.000 mg por dia.

  • Oregãos (Origanum vulgare). Tem pelo menos sete diferentes produtos químicos anti-histamínicos, sendo portanto eficaz contra alergias, fungos e infecções.

  • Erva-cidreira (também conhecida como melissa). Tem acção anti-histamínica e é útil para tratar eczema e dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário