TERAPIAS HOLISTICAS VIBRACIONAIS

TERAPIAS HOLISTICAS VIBRACIONAIS

A Terapia Holística parte de uma visão que procura abordar de imediato as causas do problema e não tratar apenas conseqüências, focaliza o trabalho no doente e não na doença, vai além, buscando descobrir os fatores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que a doença tenha se instalado.
Buscando tratar cada caso como algo único, para ilustrar pensemos em duas pessoas que possuem um mesmo problema de saúde, e verificamos que na grande maioria das vezes, embora o problema A Terapia Holística parte de uma visão que procura abordar de imediato as causas do problema e não tratar apenas conseqüências, focaliza o trabalho no doente e não na doença, vai além, buscando descobrir os fatores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que a doença tenha se instalado seja semelhante, os caminhos pelos quais o problema se instalou são muito diferentes, já que a constituição de cada um dos envolvidos é única, o que comprova que sendo temperamentos e caráter individuais necessitam de uma abordagem também individual. Aliás o termo indivíduo significa exatamente algo não dividido, total.
Exemplos de técnicas holísticas:

Acupuntura
A acupuntura é parte essencial da medicina Oriental há anos, mas mesmo agora que já está se tornando moda no Ocidente, nossos médicos ainda não descobriram a maneira exata como essa técnica antiga funciona. No entanto, quaisquer que sejam os mecanismos, a acupuntura parece funcionar. Estudos científicos oferecem evidências reais de que ela é capaz de aliviar a dor e tratar males que variam da osteoartrose (em inglês) a crises de enxaqueca (em inglês).
A técnica da acupuntura consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (chamados de pontos de acupuntura), em todo o corpo. Acredita-se que o estímulo desses pontos promova as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aprimore seu funcionamento.
Dentro do conhecimento atual de fisiologia, a Acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou suprasegmentar.

Homeopatia
Homeopatia (do grego ὅμοιος + πάθος transliterado hómoios - +páthos = "semelhante" + "doença") é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) para designar uma terapia alternativa que se baseia no princípio similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"). Confunde-se-a com a fitoterapia, por conta dos produtos usados em suas formulações, embora ambas tenham corpo ideológico e metodologia essencialmente distintos.
De fato, o tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, expostas a quantidades maiores. Desse modo, o sistema de cura natural da pessoa seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora.[1] O medicamento homeopático é preparado em um processo que consiste em diluição sucessiva da substância, sucussão e "dinamização" (ou "potencialização"), em uma série de passos.
Homeopatia é considerada uma filosofia (lato sensur) holística, vitalística, pelo fato de interpretar doenças e enfermidades como causadas pelo desequilíbrio ou distúrbio de uma hipotética  energia espiritual ou força vital no organismo de quem as apresenta. Desse modo, ela vê tais distúrbios como manifestações em sintomas únicos e bem definidos. Sustenta que a força vital tem o poder de se adaptar a causas internas ou externas. É a "lei da suscetibilidade" homeopática, sob a qual um estado mental negativo pode atrair entidades hipotéticas chamadas "miasmas", as quais invadem o organismo e produzem os sintomas das doenças. Hahnemann, contudo, rejeitou a ideia de ser a doença "algo separado, uma entidade invasora" e insistiu em que ela é parte de um "todo vital".

Fitoterapia
Inquestionavelmente eficaz, é a base da maioria dos remédios alopáticos nos dias de hoje, método consagrado pela população mundial.
Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento ephyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
Deve-se observar que a definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia pois não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos. Os medicamentos fitoterápicos são preparações técnicas elaboradas por técnicas de farmácia, além de serem produtos industrializados.

O Reiki 
As raízes teóricas do Reiki fundamentam-se em uma rica mistura do Budismo Mikkyo, do Qigong chinês e do Shintoísmo japonês e sua beleza reside em múltiplos aspectos. O Reiki não é semelhante à artede curar no nível físico e psicológico, pois não afeta apenas o corpo físico, vai muito além dele,abrangendo os corpos emocional, mental e espiritual. A cura é apenas um aspecto importante do trabalho com o Reiki na relação cura/doença.
Cura, trabalho com energia, terapia e assim por diante são apenas atributos com os quais revestimos o Reiki, de modo a torná-lo mais fácil de entender e de ser aprendido pela mente racional.
Através do Reiki podemos unir Céu e Terra. Ele é nossa raiz energética aqui na Terra, e quanto mais enraizados estivermos, mais alto nossa coroa se estenderá em direção ao Céu. 

Bioenergética
A bioenergética baseia-se na perfeita integração entre o corpo físico e a energia que o alimenta no plano das sensações e emoções.
Ela é aplicada como uma técnica baseada num fluxo de energia que vem da aura e que se manifesta no plano etérico através de pontos sensoriais existentes no corpo físico, e que conduz a uma relação entre corpo e mente.
Essa interação se dá a partir do momento em que o corpo físico é alimentado pela energia etérica a qual é absorvida por nossas células para que essas possam desempenhar equilibradamente suas funções. Essa energia também é responsável pelos mecanismos mentais conscientes, ou seja pensamentos, sentimentos e emoções.
A bioenergética nos faz observar a inter-relação entre dois planos da existência humana: etérica e física, ou seja a vida na matéria como conseqüência da energia cósmica.
Através do duplo etérico (paciente/terapeuta), o fluxo energético alimentador é distribuído pelo subconsciente, que transforma os pulsos alternados da Aura em pulsos contínuos levando-os até o consciente, que por sua vez aciona a rede neuronal do corpo físico, transmutando no plano sensorial a energia dos pensamentos/sentimentos/emoções; e no físico extraindo do ar respirado e dos alimentos ingeridos a energia necessária para o perfeito funcionamento de todos os sistemas biológicos do homem.

Florais
A idéia principal da Filosofia do Dr. Edward Bach baseia-se na seguinte premissa: " É NECESSÁRIO TRATAR O PACIENTE E NÃO A DOENÇA", pois esta nada mais é do que a conseqüência resultante de um conflito existente entre a Alma e a Mente. Essa é, segundo ele, a causa principal da dificuldade da medicina convencional em curar muitas doenças: tratar apenas os efeitos (que são as manifestações físicas) deixando de lado o conflito entre a Personalidade e a Alma, o qual enquanto não for tratado e curado fará com que a doença volte a se manifestar, seja da mesma forma ou com outros sintomas. Diante disso, ele afirmava que a doença é em si mesma benéfica, pois visa conduzir nossa Personalidade de volta à harmonia de acordo com os ditames da Vontade Divina da Alma.
Como Iniciado que era, o Dr. Bach explicava que o Homem possui, além do corpo físico, uma Alma Imortal, a qual é uma Centelha do Criador. É nessa Alma que se encontra todo Amor, toda a
Sabedoria e todas as Virtudes que necessitamos para poder servir ao verdadeiro Propósito de Nossas Vidas, seja ele qual for. Entretanto, somos seres dotados de livre-arbítrio, e nem sempre usamos com Sabedoria essa faculdade com que O Grande Arquiteto do Universo nos abençoou, de sorte que há ocasiões em que não seguimos a Orientação de nossas Almas, e isso pelas mais diversas razões: seja por medo, por ressentimento, por orgulho, por falta de fé, por insegurança ou por qualquer outro motivo. Independente da razão que nos leva a agir assim, isso faz com que criemos uma espécie de bloqueio que nos impede de receber a influência maravilhosa de nossa Alma, trazendo a doença e o sofrimento para nossas vidas.

Relaxamento Terapeutico Progressivo
Relaxar é respirar. Respirar é absorver a vida. Relaxar terapêutica e progressivamente é o mesmo que absorver os fatos diários de forma serena e estável, sejam eles adversos ou radiantes. O relaxamento terapêutico progressivo é baseado em técnicas de reprogramação mental (PNL-Programação Neuro Linguística) aliadas à prática de respiração consciente, as quais levam o indivíduo ao relaxamento mental pela imaginação criativa e ao relaxamento físico pelos exercícios respiratórios e de alongamento passivo. Através da PNL são fornecidos à mente novos parâmetros de pensamentos, apoiados pela musicoterapia, e pela indução passo a passo ao relaxamento corporal. Esse conjunto de procedimentos propicia o relaxamento do físico (funções fisiológicas) do corpo físico (músculos e tendões) e da mente num prazo de 30 minutos.

Reflexologia
A reflexologia vem sendo praticada há muito tempo pelos povos orientais, e é parte integrante da prática da medicina chinesa. Pela pressão e colocação de estímulos em alguns pontos específicos da orelha, dos pés e das palmas das mãos, sensibilizamos ou ativamos os órgãos correspondentes a esses pontos em nosso corpo, provocando assim reações benéficas para a sintomatologia apresentada pela pessoa.

Energização Eterica
Utilizamos alguns pontos físicos, considerados como principais pontos energéticos do corpo humano, bastante sensíveis à troca de energia, próximos à superfície da pele onde se encontram algumas artérias:
  • Artéria temporal: na têmpora, na região anterior da orelha.
  • Artéria radial: no pulso, próxima à região da mão.
  • Carótida: ao lado do pescoço
  • Artéria facial: no cruzamento ósseo da mandíbula
  • Artéria braquial: próximo e acima da articulação do braço com o antebraço, do lado mais perto do corpo.
  • Artéria Inguinal: próximo à virilha
  • Artéria Poplítea: Na região posterior atrás dos joelhos.
  • Artéria Dorsal do Pé: na região anterior superior do pé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário