quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SOBRE CRIANÇAS E AFETOS

As crianças até os 2 anos de idade não intelectualizam nada, apenas assimilam, pois estão ocupadas com suas próprias funções motoras. 
Dos 2 aos 4/5 anos elas vão aprendendo a se relacionar com o mundo como as esponjas com os líquidos: absorvendo. Absorvem de forma sensorial, não verbal, tudo aquilo que ouvem, vêm, cheiram, tateiam, comem. Mas esta assimilação é acompanhada de uma interpretação. 
A interpretação nada mais é do que a leitura que fazem daquilo que estão “sensoriando” com o que/quem está fornecendo a informação. Não entendeu? ... se você dá um abraço a uma criança com pouca expressão de afeto, ela entende sensorialmente que aquilo é um ato de envolvência, mas não recebe o afeto que na verdade não está sendo transmitido, mesmo que você recite carinhosas e lindas palavras para ela. 
Crianças nessa idade entendem a verbalização como os papagaios, apenas para repetir. Até os 8 anos elas aprendem a “checar” essa informação sensorial com chuvas de perguntas... e que se as respostas também não vierem acompanhadas da verdadeira emoção relativa ao fato em questão, serão somente palavras, ou as vezes ainda pior, será uma interpretação equivocada de um determinado fato.  
Se você quer acertar em cheio com uma criança., “sinta” e “demonstre” o que sente, mesmo que seu critério de avaliação diga que você não deve demonstrar o que está sentindo. A criança sempre perceberá sensorialmente a verdadeira emoção. 
Se você estiver com pena dela, demonstre compaixão, carinho e amor, mas nunca tente “esconder” essa pena com brincadeiras ou risos falsos. Elas ficarão muito magoadas com isso. Se você não consegue lidar com o problema delas e fica triste, emocionado, demonstre isso pra ela e ela imediatamente criará um vínculo afetivo com você. 
Nunca se esqueçam de que as crianças são completamente desprovidas de críticas e padrões de comportamento até o momento em que os adultos vão até elas e ensinam isso.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário