quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Perdão e Paz Interior

Quando perdoo alguém, estou aceitando que alguém de alguma forma me fez alguma injuria, alguma injustiça. E me liberto da angustiante sensação de ter sido injustiçado. Mas essa libertação somente virá  se esse perdão  for baseado na aceitação  de que o outro pode errar a meu respeito, de que o outro pode sempre errar e mesmo assim eu ainda posso manter minha paz interior.


A paz interior só  vai  acontecer quando eu aceitar que o outro não me conhece de verdade, porque nem eu me conheço totalmente, e portanto ele pode fazer o julgamento que puder sobre  mim.

A paz interior vai acontecer quando a opinião e o comportamento do outro não mais me agredir nem me afetar, porque afinal é a opinião e o comportamento do outro, e não o meu.

A paz interior vai acontecer quando eu me bastar a mim  mesmo através do amor que eu conseguir criar e  nutrir por mim, e assim nao precisar  mais criar expectativas de ser amado por mais alguém além de por mim mesmo.

A paz interior vai acontecer quando meus pensamentos gerarem emoções e sentimentos que não ativem mágoas nem rancores ou ressentimentos por coisas que, de tão antigas, nem mesmo  consigo ter consciência delas... apenas re-sinti-las sem nem saber quem são.

A paz interior vai acontecer quando a aceitação for plena, a consciência for aumentada em amor e não em conhecimentos, quando as pequenas e as grandes coisas se tornarem iguais, quando o julgamento não  mais existir, quando  as  comparações  não forem necessárias.

A paz interior vai acontecer quando meu nível de aceitação for pleno de  paciência e tolerância , independentemente do que esteja acontecendo fora de mim, mas baseado e sustentado pela vontade de simplesmente aceitar.

A paz interior vai acontecer quando eu olhar para o céu, para  a terra, para a natureza como um todo e entender que sou só uma minúscula partícula  de  um universo  que existe  em uma perfeita  harmonia, que eu não consigo ter em  mim mesmo.

A paz interior vai acontecer quando eu souber  que a paz está contida no equilíbrio entre a passividade e a atitude sem excesso em nenhum dos lados.

A paz interior vai acontecer quando eu entender e reconhecer  a minha semelhança com tudo e com todos, e deixar de tentar criar diferenças.

Vera Eleone 

Setembro 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário