sábado, 6 de janeiro de 2018

A Viagem



Vamos falar de viagens.
De alguma forma de todas as viagens nós voltamos diferentes. Quando uma pessoa vai viajar, ela pode esperar algumas coisas com alguma certeza. Outras coisas, com toda certeza e outras coisas virão como surpresa. Outras ainda, colocarão o viajante em novos lugares, nunca encontrados antes, e ele se tornará então um pioneiro de si mesmo.

Todas as viagens são cheias de surpresas onde há mudanças de cenário e de pessoas, e momentos para crescimento.

Se o viajante é do tipo que se motiva com a busca da sabedoria, ele a procura em sua viagem, sabendo que poderá ultrapassar seus limites saindo de onde está.
Ele se empenha na preparação, em colher informações sobre a jornada a ser feita, sobre as condições do caminho, do clima e que tipos diversos de pessoas ele poderá encontrar. Da mesma forma, conversa com pessoas que retornaram de viagens semelhantes e se lembram de jornadas passadas. e principalmente do aprendizado que tiveram nelas.

Feitos então os preparativos, o viajante parte, excitado, percebendo cada mudança e detalhe no terreno... no clima... na vegetação... os hábitos dos animais... os costumes dos lugares que visita. Como é inevitável, põe todos estes fatores na malha de sua compreensão e que dali sairão como memórias, crescimento pessoal e reservas para o enriquecimento de sua vida.
Não importa o que você encontre ou ache, destas viagens você volta mais apto a experienciar o mundo de um jeito novo. Novos espaços e trilhas foram abertos, novas ferramentas descobertas pois você aprendeu a viver melhor e a vencer de uma forma que ainda não conhecia.
Arrume as malas com economia de espaço e movimentos, buscando maior conforto na viagem. E na volta, saberá que pode: 1) permanecer onde estava e apreciar sua participação naquele mundo antigo, agora já mudado e mais enriquecido; 2) ou talvez partir para novas viagens, aprendendo que mais caminhos podem ser aprendidos, infinitamente partindo... chegando... e partindo de encruzilhadas multiplicadas a cada fim ou começo, sem que exista um último degrau ou uma última encruzilhada.

E terá fundado uma sabedoria confiante e cuidadosa, transformada em ensinamentos úteis, histórias a serem contadas... pois nós somos os ancestrais do nosso futuro.Traduzido e adaptado do livro Practical Magic





Vera Lucia Eleone
Psicotrapeuta-Psicanalista Clínica

(021)3283-1510 / 9667-8823

Nenhum comentário:

Postar um comentário