quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

METAFÍSICO, INVISÍVEL, EU, VOCÊ, ETC...

O UNIVERSO

O universo, e tudo o que existe nele, é regido por leis próprias. É necessário, para que possamos viver (ao invés de sobrevivermos), conhecermos e praticarmos essas leis. A metafísica faz parte desse conhecimento e pode nos levar à melhor prática dessas leis.

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA

Segundo Joseph OConnor e John Seymour, a Programação Neurolingüística é a ciência da excelência humana, ou seja, das qualidades pessoais. É arte porque cada pessoa imprime sua personalidade e seu estilo àquilo que faz, algo que jamais pode ser aprendido através de palavras ou técnicas. É uma ciência porque utiliza um método e um processo para determinar os padrões que as pessoas usam para obter resultados excepcionais naquilo que fazem. Este processo chama-se modelagem e os padrões, habilidades e técnicas descobertos através dele estão sendo cada vez mais usados em terapia, no campo educacional e profissional, para criar um nível de comunicação mais eficaz, um melhor desenvolvimento pessoal e uma aprendizagem mais rápida.

A expressão “Programação Neurolingüística” é um tanto obscura e, na verdade, compreende três idéias simples. A parte “neuro” da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. “Compreendemos” a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte “lingüística” do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros. A “programação” refere-se à maneira como organizamos nossas idéias e ações, a fim de produzirmos resultados.

A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos, ouvimos e sentimos e filtramos o mundo exterior através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzirmos resultados.

O METAFÍSICO

Para obtermos uma compreensão rápida do que é metafísica, entendamos que metafísico é tudo aquilo que é invisível aos olhos, como por exemplo, a eletricidade, os raios solares, o ar, o magnetismo, a radioatividade, a gravidade, etc. Sabemos e percebemos a existência de tudo isso, sentimos seus efeitos, mas não conseguimos "enxergar". E por não enxergarmos com os olhos físicos não qualificamos nem realizamos tais sensações.

Você já se deu conta de que a maior parte do universo é invisível aos olhos?

Os efeitos do metafísico sobre nossos corpos físicos são visíveis e compreendidos por nosso cérebro, pois já foram catalogados pelo mesmo através dos nossos cinco sentidos físicos: olfato, tato, paladar, audição, visão. Por exemplo, a exposição aos raios ultravioleta (os quais não enxergamos) é percebida através da visão após ficarmos com a pele queimada.

Aqueles efeitos que são somente sentidos são percebidos por nossa mente, porém como o cérebro não tem uma resposta catalogada para os mesmos, manda-nos mensagens do tipo “estou doido”, “acho que não estou muito bem”, “estou com uma sensação estranha”.

Pelo simples fato de não ter uma resposta catalogada para as nossas sensações metafísicas, o cérebro começa a nos bombardear com respostas que nos levam a achar que “não estamos bem da cabeça”, fazendo com que, através da repetição destas respostas, comecemos a nos sentir cada vez mais inseguros e temerosos quando passamos por situações semelhantes, acarretando, assim, um seqüencial de problemas psicológicos, emocionais e, posteriormente, até físicos.

Para que possamos nos manter completamente imunes a esse tipo de pensamento, e às suas conseqüências, basta ficarmos atentos às situações onde está ocorrendo ou ocorreu o fato, analisarmos a sensação e atribuirmos a ela o efeito metafísico devido. Tendo esta compreensão, o cérebro não fabricará pensamentos dos tipos acima descritos, e assim não entraremos em depressões, mal estares e outros tipos de desequilíbrios psico-emocionais.

Por questões sociais, educacionais e ambientais, nunca levamos em conta os efeitos acima citados. Nossa sociedade vem sendo despreparada há milênios para esse tipo de assunto, tendo em vista não ser nada interessante para os círculos econômicos que cada ser humano seja consciente e domine sua própria mente (e obviamente seus pensamentos), suas emoções e suas manifestações físicas.

Esperamos que, através das informações dadas, cada um possa, na medida do possível, passar a administrar de forma mais adequada as situações adversas que estiver enfrentando, buscando sempre dentro e si mesmo todas as respostas necessárias para que possa alcançar um nível de conforto interno estável. Devemos cultivar a fiel certeza de que todas essas respostas se encontram arquivadas em nossas memórias física, emocional e espiritual, que são universais e eternas e que para acessá-las, basta apenas acreditarmos na prosperidade, na unidade e na fecundidade do universo, na grandeza e na magnitude da criação, na fraternidade entre tudo e todos, pois se viemos do mesmo pai, somos todos irmãos, genética e espiritualmente.

Faz-me muito bem pensar e saber que na minha cadeia de DNA, existe uma parte de outros animais, dos vegetais, das flores e das árvores, dos astros e estrelas, do céu e das nuvens, das flores e do vento. De Deus. Quando penso assim, me sinto igual a cada um deles. Sinto que tenho a força do vento, a beleza das flores, a paz do universo, o brilho das estrelas, a leveza das nuvens. O amor e poder infinito de Deus.

Ao acreditarmos plenamente nisto, estamos começando a construir uma nova maneira de viver, de se relacionar com a vida e com os nossos semelhantes, com nossos irmãos e primos universais.

Vera Lucia Eleone

Nenhum comentário:

Postar um comentário