segunda-feira, 5 de março de 2018

A VIDA E AS CORES - 2 (Os Chakras)


Nesse nosso segundo encontro continuamos a falar sobre as cores. Vimos que o Sol, como conseqüência de sua vida, derrama diversas energias sobre a Terra e entre elas a energia vital ou Prana que após ser captada por um dos átomos primordiais que se encontram disseminados no espaço físico da Terra, atraem outros seis e formam o glóbulo da vitalidade.
Vimos, então, que o Prana se decompõe em sete cores e cada cor é absorvida por um dos átomos formadores deste glóbulo e que o átomo que primeiramente foi impregnado pelo Prana retém a modalidade rósea e os outros, a vermelha, a alaranjada, a amarela, a verde, a azul escura e a violeta. Esse glóbulo se constitui no alimento mais importante da vida e é absorvido principalmente por um órgão situado no corpo físico etérico denominado chakra esplênico onde este glóbulo se decompõe, distribuindo suas energias cromáticas aos outros chakras por meio de canais etéricos e estes, através dos plexos nervosos, a todos os sistemas do corpo físico, enervados por esses plexos.

O corpo etérico possui uma série de órgãos denominados de chakras; dentre eles, assinalamos oito: coronário no alto da cabeça; frontal no centro da testa entre as sobrancelhas, laríngeo na frente do pescoço, cardíaco na altura do coração, umbilical na altura do umbigo, esplênico em frente ao baço, sacro quatro dedos abaixo do umbigo, e básico na direção do fim da coluna vertebral. Cada um destes chakras é representado no corpo físico denso por uma glândula endócrina.

Chakra Esplênico – plexos esplênico e lombar – vitaliza o baço e irradia para todo o sistema nervoso a cor rósea. Esta cor desintoxica os centros nervosos e vitaliza-os.

Chakra Sacro – plexo sacro - vitaliza as gônadas. Recebe do esplênico a cor vermelha e a laranja e as envia para os órgãos do sistema genital. Estas cores estimulam a sexualidade.

Chakra Básico – plexo coccígeo - vitaliza as glândulas supra-renais. Recebe do esplênico as cores vermelha, alaranjada e violeta e as envia para o sangue e órgãos sexuais, favorecendo a saúde desses órgãos.

Chakra Umbilical – plexo solar – vitaliza o pâncreas. Recebe a cor verde e a envia aos órgãos dos sistemas digestivo e urinário, vitalizando e favorecendo a saúde dos órgãos destes sistemas.

Chakra Cardíaco – plexo cardíaco – vitaliza a glândula timo. Recebe a cor amarela do esplênico. Esta cor favorece o sistema imunológico aumentando a elaboração dos linfócitos T pela glândula timo, que protegem o organismo contra infecções. Envia o amarelo ao coração e através deste ao sistema circulatório promovendo a saúde deste sistema e de todo o organismo, ao cérebro beneficiando os raciocínios e a memória, e o envia também à flor central do chakra coronário. É interessante assinalar que o amarelo é a cor que resulta, na aura, quando sentimos alegria; logo, a alegria, produzindo na aura esta cor, é altamente benéfica para os sistemas imunológico, circulatório e para o cérebro.

Chakra Laríngeo – plexo cervical e laríngeo – vitaliza as glândulas tireóide e paratireóide. Recebe do esplênico as cores azul escuro e violeta. Envia o azul claro para o sistema respiratório e o azul escuro para a parte inferior do cérebro favorecendo os raciocínios intelectuais e o violeta para a parte superior do cérebro, favorecendo os pensamentos de alto valor espiritual.

Chakra Frontal – plexos carotídeo e cavernoso – vitaliza a glândula hipófise. Recebe amarelo do cardíaco, e azul escuro e violeta do laríngeo. Vitaliza os órgãos da visão, da audição e o cérebro em suas funções criadoras no campo mental.

Chakra Coronário – cérebro - vitaliza o cérebro e através dele todo o corpo. Recebe em sua parte externa o violeta do laríngeo e em sua parte interna o amarelo proveniente do cardíaco.

Fizemos, assim um resumo das correntes cromáticas necessárias ao bom funcionamento dos diversos sistemas do nosso corpo físico. Na próxima coluna focalizaremos os métodos de cromoterapia e outras aplicações das cores para nossa saúde física, emocional e mental.

E lembrem-se: a alegria é importante para fortalecer nosso sistema imunológico e cardíaco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário